É o processo que ajuda você a manter tudo funcionando sem problemas e evitar que pequenos problemas se transformem em problemas maiores a fim de manter sua integridade e confiabilidade.
Uma boa gestão consiste em monitorar o funcionamento dos equipamentos a fim de evitar que ocorram quebras e paradas imprevistas na operação, para isso conta além de um cronograma, também de um bom plano de manutenção.
Ajudar a empresa a garantir a operação de suas atividades além de:
Otimizar padrões de qualidade na execução dos serviços prestados.
Reduzir tempo de imobilização para reparos, aumentando a disponibilidade do equipamento.
Minimizar os custos operacionais do equipamento.
Manter o equipamento em perfeitas condições de operação.
Preservar a imagem da empresa.
Com o avanço da tecnologia e a modernização dos equipamentos, é necessário que a política de manutenção se adapte à nova visão das Empresas, de modo que permita a minimização dos custos, redução do tempo de imobilização e a maximização da vida útil econômica dos equipamentos de forma operacional.
Quando um equipamento apresenta constantes interrupções para reparos, pode estar ocorrendo uma ou mais, das seguintes causas:
O índice de entrada em manutenção corretiva, mede a qualidade da manutenção como um todo.
Sem um bom programa de manutenção, vários pequenos fatores tendem a passar despercebidos e podem se tornar grandes problemas ao longo do tempo. A negligência com pequenas tarefas pode causar acidentes de trabalho, substituição desnecessária, erros de operação e danos aos ativos da empresa.
São as verificações que devem ser executados sob responsabilidade do operador, objetivando preservar o equipamento e acompanhar o seu estado de manutenção e conservação.
A manutenção periódica é a mais importante das manutenções, pois deve ser executado no dia a dia, o que conscientiza o operador a manter-se informado sobre as reais condições do equipamento antes da utilização, possibilitando identificar a ocorrência de defeitos que possam imobilizá-lo e/ou afetar outros conjuntos, e ainda proporcionar-lhe maior segurança operacional, maior durabilidade e melhor aparência, podendo recomendar a necessidade de qualquer outro tipo de manutenção.
Consiste basicamente em ações simples, comumente conhecida por manutenção de primeiro nível por exemplo:
São operações primárias executadas no equipamento, cuja frequência e qualidade de execução semanal asseguram o seu bom desempenho.
Este tipo de manutenção tem por finalidade evitar gastos não previstos, além de alertar para problemas que não estão sendo verificados ou corrigidos pela manutenção preventiva.
A frequência e a qualidade da operação desta manutenção é das equipes que utilizam o equipamento.
Consiste em ações simples como lavar, lubrificar e verificar. Chamaremos por manutenção de segundo nível por exemplo:
É realizada fora dos períodos estabelecidos para execução das manutenções preventivas, para correções de defeitos aleatórios resultantes de desgaste e/ou deficiências de operação, manutenção e fabricação, garantindo a operacionalidade do equipamento, além de preservar a segurança de pessoas e materiais.
Obs: A manutenção corretiva não deve ater-se apenas em corrigir os defeitos, mas também identificar as causas para evitar sua reincidência.
A manutenção corretiva, sempre que possível, deve ser evitada, porque representa imobilização, muitas vezes desnecessária e até com custos maiores.
É a revisão efetuada segundo padrões pré-estabelecidos, envolvendo verificações e correções destinadas a minimizar imobilizações não programadas, otimizar o rendimento, proporcionar maior segurança operacional, bem como prolongar a vida útil do equipamento.
Obs: A manutenção preventiva realizada com qualidade e com a frequência correta, diminui o índice de imobilização, pelo fato de os serviços preventivos eliminarem possibilidades de entradas de equipamentos na manutenção corretiva.
A manutenção preventiva consiste em um check-list realizado pela oficina com base no regime de operação (leve, médio ou severa), tipo de equipamento, condições de terreno, condições operacionais, Horas diárias de trabalho, etc.
A Hidratec Guindastes é uma Empresa Brasileira com profissionais altamente capacitados com mais de 30 anos de experiências em comércio e manutenção de equipamentos para movimentação.
Dispomos de uma infraestrutura para atender a todos os clientes. Disponibilizando ainda os melhores serviços com um atendimento personalizado de pós-vendas, rede autorizada e assistência técnica para toda América do Sul.
A Hidratec Guindastes pode lhe ajudar a impedir que um problema pequeno se torne um problema grave. Isso não apenas ajudará a evitar os custos de substituição de equipamentos e tempo de inatividade não programado, mas também melhorará a segurança do local de trabalho, minimizando o risco para a operação.
Entre em contato, converse com nossos técnicos e traga seus equipamentos para quem tem experiência no assunto.